Como o sócio faz retirada de dinheiro da sua empresa?

Quando se cria uma empresa, o empreendedor tem vários objetivos, dentre eles: o lucro, ganhar mais, enfim ter maior poder aquisitivo, mas para isso é fundamental o sócio da empresa não confundir seus rendimentos com os rendimentos da empresa . Pois uma má gestão do capital de giro da empresa pode quebra-lá e consequentemente seus sócios.
Portanto deve se ter uma politica e prática bem clara da forma de se retirar dinheiro da empresa, apresentamos algumas delas de forma legal , sem que você tenha problemas com o fisco.
• Pró-labore
A principal e mais utilizada forma de remuneração, significa “pelo trabalho” , ou seja, é o salário do sócio, deve ser fixado de acordo com as possibilidades de pagamento da empresa e padrão de vida do sócio, bem como as atividades atribuídas dentro da empresa ao sócio. É tributado com INSS, com isso você estará segurado na previdência social e também pode ser tributado pela tabela progressiva do imposto de renda conforme o valor estipulado.
• Distribuição de lucros
A distribuição de lucros é a remuneração paga aos sócios, sendo essa proporcional ao capital investido por eles na empresa, e consequentemente ao risco assumido no negócio. Esta forma de remuneração atualmente se torna vantajosa , pois é isenta de imposto de renda, mas devemos ficar atentos, somente tem direito a distribuição de lucros , se houver lucros, e este tem que ser como base no ano anterior a distribuição e com embasamento em relatórios contábeis outra exigência é não possuir débitos com a Receita Federal.
• Remuneração de Juros sobre Capital Próprio
Este método é mais utilizado em empresas tributadas no Lucro Real, pois o seu pagamento é tratado como despesa, reduzindo o lucro do período, consequentemente reduzindo os impostos sobre a renda.
Seu calculo é feito com base no Patrimônio Liquido da empresa(capital social, reservas) remunerados pela TJLP(taxa de juros longo prazo) estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.
Este assunto te chamou a atenção? Entre em contato para podermos explicar melhor sobre o tema.